O que verdadeiramente me irrita

Num país onde ninguém se governa nem quer ser governado…

O Muro

Esta é a história de um muro. Melhor, d’”O Muro”.
O Muro de Berlim foi um símbolo vivo da divisão da Alemanha em duas entidades, a República Federal Alemã (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético.
Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Alemã, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.
Setembro de 2006: Depois da aprovação pela Câmara dos Representantes, o Senado aprova a construção de um muro cobrindo mais de mil quilómetros da fronteira entre os EUA e o México.
As justificações abrangem desde uma política de imigração mais dura até ao fenómeno terrorista, passando pelo combate ao tráfego de drogas. O resultado, já se sabe qual vai ser: O Muro vai fazer mais vítimas mortais que o deserto e o Rio Grande juntos. A próxima atitude vai ser a construção de uma cerca nas costas atlântica e pacífica e de um novo muro a separar o Canadá e os EUA. Depois de construir o muro em toda a volta dos EUA, que tal encherem aquilo tudo de água???…
Anúncios

No comments yet»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: