O que verdadeiramente me irrita

Num país onde ninguém se governa nem quer ser governado…

E o sonho realizou-se!…

060922_barackobama_xtrawide

“I have a dream…”.
Começou assim um dos mais famosos discursos de todo o mundo, proferido pelo Rev. Martin Luther King, Jr. em Washington. Estavamos no ano de 1963, em 28 de Agosto para ser mais preciso, e King discursava na escadaria do Lincoln Memorial. Em defesa da igualdade de direitos entre negros e brancos, King deu a cara e, sem se aperceber, tornou-se um mito.
Durante décadas, MLK foi o exemplo maior da luta que os negros empregaram em busca do que deveria ser senso comum: somos todos iguais, independentemente de raça ou credo religioso.

Ontem, durante a madrugada, os EUA elevaram ainda mais alto a fasquia: elegeram o primeiro presidente afro-americano da sua História!
Este aspecto é tão mais relevante quando devemos ter em conta que, ainda hoje, 40 anos depois do assassinato de King, a “white america” conseguia manobrar-se bem nos corredores do poder. Isso termina, espero, agora.
Mais do que democratas e republicanos, negros e caucasianos, a dicotomia existente entre os “rednecks” da América profunda (de que George Walker Bush e Sarah Palin são legítimos representantes) e a América civilizada ficou mais que demonstrada.

A América mudou. Para melhor. Porque demonstrou espírito de união e vontade de mudança mas, acima de tudo, gritou do alto do seu âmago, tal como MLK o tinha feito na escadaria do Lincoln Memorial, “Free at last, free at last. Thank you God allmighty, we’re free at last”!

Anúncios

1 Comentário»

  Yashmeen wrote @

Não consigo partilhar desse optimismo, mas ainda bem que escolheram o mal menor, coisa nada habitual nos americanos.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: